10 de mai. de 2010

Saneamento básico

No final da última semana o jornal O Vale (www.ovale.com.br) publicou uma notícia tratando do saneamento básico de SJC e mencionando um estudo feito pelo Trata Brasil (www.tratabrasil.org.br ) onde foi elaborado um ranking com as 81 maiores cidades do país, classificando-as de acordo com a estrutura de saneamento básico implantadas.

Dizer que a 19ª colocação está de bom tamanho e que houve uma melhoria desde a última avaliação não chega a ser algo muito animador. No ano passado, por sinal, o pessoal do CQC da Band esteve aqui denunciando justamente este problema (um despejo de esgoto irregular, sem tratamento, próximo a uma área residencial). Nos vídeos abaixo, a íntegra das reportagens (eu tava louco pra postar um vídeo nesse blog.. rsrsrs)





(Detalhe: O Córrego do vidoca fica entre as Zonas Sul e Oeste e o local do despejo mostrado na reportagem fica próximo ao Shopping Colinas, uma das áreas mais valorizadas da cidade. É um problema pontual, mas é um problema.)

As primeiras palavras do Rafinha sintetizam o contraste entre a evolução e o atraso dentro do mesmo município. SJC tem 1/20 do tamanho de São Paulo e o saneamento básico é administrado pela mesma Sabesp. Lógico que deveria ser muito mais fácil administrar essa questão aqui do que na Capital. No ranking, no entanto, estamos apenas 3 posições a frente da maior cidade do país.


Baixe o estudo e o ranking completos aqui

Infelizmente o estudo e a reportagem não mencionam os pontos críticos desse problema na cidade. Mas é muito provável que os bairros mais distantes sejam os menos estruturados. Também acredito que a área do Pinheirinho, por ser uma invasão irregular e desprovido de qualquer infraestrutura seja o responsável por boa parte dos índices negativos sobre a questão.

De qualquer forma, o ranking é útil para comparações entre cidades de portes parecidos. Posso garantir que esse não é um problema crônico por aqui, mas eu prefiro mostrar que nem tudo são flores ao invés de ficar tentando pintar uma paisagem perfeita e jogar o lixo pra debaixo do tapete. Até porque, fazendo isso eu estaria colaborando para que as autoridades não se preocupassem com o problema.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO